Sugestão de leitura: “Vida e lições de um prefeito inovador e… malcriado”

O livro “Vida e lições de um prefeito inovador e… malcriado”, de autoria de Laudelino Sardá, foi lançado na noite de quinta-feira. É uma biografia do ex-prefeito de Tubarão Paulinho May, falecido em 2010.

O livro tem 112 páginas e tive o prazer de concluir a leitura no sábado. É um relato baseado em conversas informais que o autor teve com Paulo Osny May, que governou Tubarão de 1977 a 1982 – foi, ainda, vice-prefeito entre 1973 e 1976 e vereador entre 1989 e 1992.

Entre os destaques do curto texto, a relação conturbada de Paulinho com Irmoto Feuerschuette, que foi seu antecessor na prefeitura de Tubarão – justamente no período em que Paulinho foi vice.

Também há espaço especial para a descrição de seu modelo de governança, décadas antes de esse termo virar moda na gestão publica: o estabelecimento de 22 conselhos comunitários como subprefeituras informais.

Vale também ressaltar os relatos sobre as polêmicas envolvendo a construção do Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo.

Para quem quer entender a história política de Tubarão num período rico como o dos últimos tempos da Ditadura Militar no Brasil, vale a leitura.

Deixe uma resposta