Regulação na Saúde, um avanço de transparência em Tubarão

Os avanços na Gestão Pública em direção à transparência precisam ser saudados nos dias atuais. Tubarão divulgou nessa semana ter atingido 100% de controle da demanda regulada no Sisreg.

Parece complicado, mas dá para resumir: todos os exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos solicitados pelo cidadão estão na base de dados do Sisreg, um sistema que, além de fazer a gestão da regulação das listas de espera, garante a transparência da divulgação destes dados.

Cada cidadão pode conferir em que posição está na lista de espera e isso evidentemente confere muito mais transparência ao processo e praticamente impede alterações indevidas nesta relação. É um avanço notável.

A inclusão no sistema é obrigatória desde a sanção da Lei Estadual 17.066 de 2017 e ao Decreto Estadual 1.168/2017. mas Tubarão foi o único município da região a implementar esta obrigação plenamente. Na assembleia da Amurel, os técnicos da Fundação Municipal de Saúde explicaram aos prefeitos a importância e a viabilidade de implementar o modelo.

Que o exemplo seja em breve seguido por todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *