Quem é Matheus Madeira

Quem é Matheus Madeira?

Matheus Madeira é formado em Jornalismo (Unisul), com especialização em Gestão Pública (Udesc) e Desenvolvimento Regional (Unisul). Desde 2001 trabalhou como repórter e colunista de Esportes e Política no Diário do Sul, na Unisul TV e no Notisul. Sempre desenvolvendo conteúdos investigativos e críticos. Atualmente é assessor de comunicação. Foi secretário de Governo de Tubarão durante o governo Olavio Falchetti (2013-2016). É o primeiro suplente de vereador do PT.

Matheus Madeira, jornalista

Quem é Matheus Madeira - jornalista
Redação do Diário do Sul em 2002

Matheus Madeira se formou em Jornalismo, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em 2004. No entanto, já iniciou sua trajetória profissional em 2001, quando se tornou repórter do Jornal de Bairro, um semanal que não existe mais. Logo assumiu uma coluna esportiva, que tratava principalmente dos temas locais.

Meses depois passou atuar no Diário do Sul. Inicialmente como repórter, depois como colunista esportivo e, enfim, colunista político. Destacou-se na busca de transparência do poder público. Combativo e crítico, sempre trabalhou com dados e informações oficiais. Permaneceu no jornal por dez anos.

A partir de 2017, escreveu colunas sobre cotidiano, política e administração pública no Notisul e no Diário do Sul. Permanece atuando em seu blog e como assessor de comunicação. Desempenhou suas funções da área em órgãos como Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Hercílio Luz Futebol Clube e Tubarão Futsal.

Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

Possui, ainda, duas especializações: uma em Desenvolvimento Regional, cursada na própria Unisul; e outra em Gestão Pública Municipal, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag). Em ambas as áreas, atuou para aplicar seu conhecimento técnico nas suas atividades profissionais, seja em entidades privadas ou públicas.

Tem, por fim, uma especialização em Gramática de Texto (Unisul) ainda não concluída.

Quem é Matheus Madeira - comentarista
Estúdio e reportagem no Unisul TV Esporte

Matheus Madeira, comentarista esportivo

Por alguns anos, exerceu não apenas atividades no jornalismo escrito. Mas também a função de comentarista esportivo do programa diário Unisul TV Esporte, da Unisul TV. Mais uma vez se destacou pela valorização do esporte local em primeiro lugar, tanto em comentários quanto em reportagens in loco. Vivenciou dificuldades e conquistas da estruturação da prática esportiva de base e da importância de políticas públicas eficientes para o setor.

Tornou-se, desde então, um defensor de investimentos para a área. Tanto pela valorização do esporte quanto pelos benefícios sociais que o esporte, assim, traz à sociedade.

 

Matheus Madeira, gestor público

Em janeiro de 2013, Matheus Madeira assumiu o posto de secretário municipal de Governo. Atendeu, dessa forma, ao convite feito pelo prefeito Olavio Falchetti. No posto, a secretaria modernizou o atendimento às pessoas na Central do Cidadão e desenvolveu novas formas de comunicação com a sociedade.

No entanto, o maior destaque está mesmo na modernização do Portal da Transparência.  A página passou, por exemplo, a disponibilizar a remuneração dos ocupantes de cargos efetivos e comissionados. Por consequência, ampliou a possibilidade de cada cidadão fiscalizar como o recurso público estava sendo investido.

Em seguida, assou-se a ter atualização online dos dados de compras e empenhos. Em suma, muito mais transparência.

Agente político

Quem é Matheus Madeira - vereador
Matheus Madeira, no plenário da Câmara de Vereadores de Tubarão

Filiado ao PT desde 2004, sempre se envolveu com causas sociais e apoio a movimentos populares. Como jornalista ou mesmo como cidadão, sempre defendeu, em primeiro lugar, bandeiras como o combate à desigualdade social.

Foi candidato a vereador em 2016, atingindo a primeira suplência do PT. Neste período, aprofundou suas relações sociais e buscou, através dos contatos políticos, benfeitorias importantes como a reforma completa da Unidade de Saúde do Morrotes. Anteriormente exemplo de má conservação de espaço público; posteriormente, unidade modelo que orgulha os moradores de seu bairro.

Atuando como vereador por um curto período, votou contra o aumento abusivo da Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (Cosip), propôs uma exposição no Poder Legislativo sobre os horrores da ditadura militar. Cobrou, ainda, a continuidade de obras do Parque Linear.

Mande sua mensagem por WhatsApp
Enviar