O Morrotes finalmente é atendido

O Morrotes finalmente é atendido. Na semana passada, a equipe técnica de engenharia da Amurel visitou a Unidade Básica de Saúde do bairro. Está em andamento, portanto, o projeto da segunda etapa da reforma do posto de saúde. Finalmente essa demanda de décadas está prestes a ser concluída e preciso compartilhar a satisfação de ver esse sonho se realizar.

Visita Ana Paula Lima posto do Morrotes
As infiltrações eram evidentes na visita feita pela deputada Ana Paula Lima

Há alguns anos me deparei com a situação. Embora seja um dos bairros mais populosos de Tubarão e sempre tenha contado com seus representantes políticos, o Morrotes carecia de atenção. Sua unidade de saúde estava com gravíssimos problemas de infiltração e as instalações eram insalubres. A situação se arrastava há muitos anos e a representação política local não se envolvia na solução.

Exerci a função de vereador por apenas um mês, em outubro de 2017. Convidei a então deputada estadual Ana Paula Lima a visitar o local. Ela é enfermeira e iniciou sua atividade profissional justamente em unidades de saúde básica. A sensibilização foi imediata e o recurso para a reforma estava garantido. Foi a primeira conquista, mas muitas etapas ainda viriam.

O Morrotes finalmente é atendido

Foi preciso, então, acompanhar a liberação do recurso junto ao governo federal. Pelas restrições burocráticas, a emenda partiu do então deputado federal Décio Lima. Passamos ainda pela a elaboração do projeto, o lançamento da licitação e, finalmente, o início da obra.

A inauguração aconteceu nos últimos dias de 2018. O processo foi longo e burocrático. Porém, a conquista é inegável. Todos os moradores do bairro ganharam uma unidade com mais acessibilidade a portadores de necessidades especiais, espaços planejados e ventilados e sem infiltrações. Um espaço adequado de espera aos moradores e a volta de uma dignidade que estava perdida há muitos anos.

Agora é a vez do muro e do pátio

Ainda falta uma etapa importante. O muro, que faz divisa com residências do entorno, corre o risco de desabar em diversos pontos. O pátio, usado em atividades sociais, está destruído e oferece risco à população que frequenta o espaço.

Uma nova emenda parlamentar, solicitada também aos deputados Décio e Ana Paula Lima, garantiu mais essa etapa da revitalização. Embora tenha sido prejudicado pela pandemia do coronavírus, o projeto está em curso. E em breve a obra sairá do papel.

Uma conquista que o Morrotes esperava há anos.

Muro do posto do Morrotes Pátio do posto do Morrotes.

Mande sua mensagem por WhatsApp
Enviar