Mário Cardoso ainda avalia permanência na Educação

Carismático e de perfil agregador, o secretário de Educação Mário César Cardoso é uma das figuras mais queridas do governo atual e sua saída tem sido cogitada desde o começo de sua passagem pelo posto. O prefeito Joares Ponticelli já admitiu que o convidou para um curto período de transição, mas a torcida para que ele permaneça na função é aberta. E não está descartada. Essa decisão deverá ser tomada nos próximos dias e depende dos resultados de uma bateria de exames e de uma boa conversa com o prefeito. Os nomes mais cotados para uma eventual substituição são os do atual gerente da pasta, Leonardo Rodrigues Inácio, e o do vereador Maurício da Silva (PPS), professor de carreira e que já atuou por muitos anos como gerente regional de Educação junto ao governo do Estado.

Conjuntura política

A eventual nomeação de Maurício naturalmente depende da conjuntura política. Ele atua como líder do governo e sua saída abriria uma lacuna na defesa do governo que não seria preenchida com tanta facilidade. Maurício é tribuno reconhecido e experiente, consciente do Regimento Interno da Câmara e do funcionamento do Poder Executivo. Ser líder do governo, sempre é bom lembrar, implica em assumir o desgaste de projetos impopulares do Poder Executivo, defendendo-os sem a opção de se esquivar dos debates.

Opção técnica

Já Leonardo manteria o caráter menos partidário da secretaria, já que ele vem atuando como braço direito de Mário desde o começo da gestão. Uma hipótese que não deve ser descartada, especialmente diante das dificuldades de equação política.

Espaço do PPS

Também entraria no debate o espaço do PPS no governo. A nomeação de Maurício tenderia a ocorrer em um cenário de retorno de Eraldo Pereira da Silva à Câmara de Vereadores, o que manteria o partido com o comando de uma secretaria de ponta do governo e permitindo a chegada de um novo comandante para a Infraestrutura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *