Manutenção das rodovias estaduais está indefinida

A manutenção das rodovias estaduais ainda está indefinida em Santa Catarina. Primeiramente o governo do Estado anunciou uma interessante solução. Uma parceria com as associações de municípios faria, assim, com que o governo repassasse recursos através de um convênio com consórcios. Um deles formado, por exemplo, entre os membros da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Estes consórcios fariam a constituição de usinas de asfalto para baratear os custos de operações tapa-buraco. E administrariam demais medidas de conservação. Um modelo muito engenhoso, mas complexo. Que dificilmente sairá do papel em poucos meses. Por conta da burocracia típica da administração pública e da pouca habilidade política que o governo estadual vem exibindo.

Manutenção de rodovias no fim dos governos municipais

Somemos a esse quadro em que a manutenção das rodovias estaduais ainda está indefinida o fato de estarmos chegando ao fim das gestões municipais. Perto das eleições, será que os prefeitos estão dispostos a assumir mais essa responsabilidade? Dar conta de manter as vias municipais é um desafio que muitos estão tendo dificuldade de manter em dia.

Em vários pontos, nota-se que as prefeituras estão realizando ações básicas, como o corte de mato nos acostamentos, já que o Estado não age e pouco se sabe quanto a quem recorrer. As agências de desenvolvimento regional (ADRs) estão contando os dias para serem extintas e o projeto de lei que trata da reforma administrativa também acaba com o Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra).

O corte de mato em vias estaduais por parte das prefeituras torna-se necessário, mas é uma irregularidade administrativa. Minimiza a situação de abandono e de falta de perspectiva de soluções imediatas a esse problema.

Diagnóstico da manutenção das rodovias estaduais

Um estudo realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) trouxe um diagnóstico das rodovias estaduais.

  • Os dados indicam que na Amurel há 100% de vias pavimentadas, muito acima dos 77% de média do Estado.
  • No Estado, 43% apresentam danificações na pista, enquanto na Amurel o índice é de 35%.
  • A limpeza de mato no acostamento, porém, destoa: é péssima em 93% das vias da nossa região, enquanto a média estadual é de 83%.

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