Direita encolhe sem reforço de Laguna

Sem reforço de Laguna, a direita de Tubarão encolhe. A comparação entra as manifestações realizadas em maio de 2019 e março de 2020 deixa claro. Não adiantou Bolsonaro convocar os atos e até mesmo participar deles, embora devesse estar em quarentena. O presidente ignora a crise do coronavírus e expõe a população à pandemia.

Portanto, o público encolheu em poucos meses. Sem falar, naturalmente, no que foi registrado entre 2016 e 2019, antes da eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República.

Anteriormente, a vinda de muitas pessoas de Laguna fez com que as manifestações no Centro de Tubarão tivessem volume. Sem a vinda em peso dos vizinhos, no entanto, os atos murcharam. Vale lembrar que não é a primeira vez que os manifestantes ficam por lá.

O encolhimento já vinha sendo percebido, portanto. No plano local, foi influenciado pelo desrespeito do governo Bolsonaro com a região. Manifesto pelo sumiço da audiência pública que tratou dos pedágios do trecho sul da BR-101.

As manifestações confusas que ocorreram depois deixaram parte do público atônita. Afinal, a direita estava protestando contra um ato do governo que ela própria elegeu? Bolsonaro começa a responder pelos seus atos, sem poder colocar a culpa nos governos anteriores. Seus seguidores parecem não saber o que fazer.

Direita encolhe sem reforço e porque o governo é um desastre

O discurso golpista, claro, também pode ter afugentado muita gente. As placas pedindo golpe contra os poderes Legislativo e Judiciário estavam presentes, como em todo o Brasil.

O desempenho desastroso do governo federal, claro, também deve ter sido determinante. O dólar e o litro da gasolina na casa dos R$ 5 deixam claro que as expectativas pré-eleitorais estavam muito erradas.

Nem mesmo as grandes lideranças políticas deram as caras. Embora o próprio Jair Bolsonaro tenha convocado os atos – inclusive usando dinheiro público, o fracasso de público foi notado em todo o País. Por aqui, ainda mais porque sem reforço de Laguna, a direita encolhe.

Mande sua mensagem por WhatsApp
Enviar