Coluna de 31/10/2017

Decisões judiciais envolvem a Câmara

 A Câmara de Vereadores de Tubarão vem tendo embates consideráveis entre os vereadores Douglas Antunes (PMDB) e José Luiz Tancredo (PSDB) e a presidência da Casa, exercida pelo vereador Pepê Collaço (PP). Algumas destas discussões foram parar na justiça e as decisões têm dado equilíbrio à disputa. Já no início do ano os parlamentares de oposição buscaram a anulação da lei que determinou a migração de regime dos servidores públicos municipais, mas não obtiveram sucesso. Também não conseguiram, na semana passada, obter a anulação da votação que aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que acabou indicando aumento no duodécimo para o próximo ano. Mas obtiveram uma liminar que impediu a formação de um grupo de trabalho envolvendo a Unisul e o sindicato dos servidores da universidade – o presidente do Legislativo ainda não foi notificado dessa decisão e considera a possibilidade de recorrer, embora os trabalhos já estivessem próximos do fim quando da decisão. Os embates, que já envolviam Executivo e Legislativo, atingiram os três poderes.

Santuário

Já está em andamento uma obra que promete potencializar o turismo religioso em Tubarão. O Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus terá quase dois mil metros quadrados, comportará mais de mil pessoas sentadas e custará R$ 4 milhões. A obra é capitaneada pelo padre Edison Muller e a igreja que funcionava no local já foi derrubada.

Conselho Curador

Diante das indicações que as ações que o grupo de trabalho trouxe, deve ser bastante movimentada a reunião do Conselho Curador da Unisul, no próximo dia 9. Esse encontro já havia sido convocado pelo presidente, o prefeito Joares Ponticelli, justamente para debater a situação financeira da universidade. Dependendo do conteúdo do relatório que será apresentado pelo grupo, essa reunião pode determinar medidas importantes, como o desligamento de funcionários que não estejam cumprindo integralmente a carga horária e um escalonamento da redução de carga horária e salários, atingindo em maior percentual quem recebe salários mais elevados. Seria uma evolução em relação à proposta original da universidade, que previa um corte praticamente linear, ignorando hierarquia e salários.

Selo comemorativo

Os 70 anos que a Rádio Tubá completou em 2017 são motivos para uma edição especial de selos preparados pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). A Sociedade Rádio Tubá Ltda. foi registrada na Junta Comercial do Estado em 8 de maio de 1947 e a Diocese de Tubarão tornou-se sua proprietária definitivamente em 1959.

Ibope

A pesquisa Ibope para a presidência da República divulgada no fim de semana repete o cenário que outros institutos já haviam desenhado: Lula na casa dos 35%, Bolsonaro em torno de 15%, Marina Silva com 8% e muita gente embolada de 5% para baixo. Vale lembrar que a liderança de Lula e a vice-liderança de Bolsonaro se repetem em todas as cinco regiões do Brasil. Lula alcança 57% no Nordeste, 38% no Norte/ Centro-Oeste, 26% no Sul e 24% no Sudeste, enquanto Bolsonaro atinge 8% no Nordeste, 20% no Norte/ Centro-Oeste, 14% no Sudeste e 14% no Sul. O prefeito de São Paulo João Dória e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, não alcançam os dois dígitos nem mesmo no Sudeste, o que deixa cristalina a polarização de momento entre Lula e Bolsonaro. Mas a eleição ocorre apenas em outubro do ano que vem e até lá muita coisa nova pode acontecer.

Deixe uma resposta