Coluna de 28 e 29/10/2017

Poucos candidatos  a deputado federal

Todos os grandes partidos e mesmo os médios demonstram movimentação intensa para definir seus nomes para concorrer a deputado estadual na eleição do próximo ano. O PP já definiu o nome de Pepê Collaço, o PSD tem quadro fechado com José Nei Ascari (a menos que sua indicação ao Tribunal de Contas se torne realidade), o PSC trabalha o nome de Edi da Farmácia, o PMDB vem com Evandro Almeida, o PSDB com Lucas Esmeraldino e o PT ainda discute suas opções, mas com a tradição de lançar candidatos locais prestes a ser mantida. A disputa para deputado federal, porém, está bem menos concorrida. Além de Edinho Bez (PMDB), que concorrerá ao posto pela sexta vez, quem mais vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados? O fato de ser uma disputa muito mais complicada e cara, pois necessita de busca de votos em uma área territorial muito maior, faz com que a corrida para a Assembleia Legislativa seja mais atrativa, mas vale lembrar que muitas vezes as eleições de deputado serviram para amadurecer candidaturas a prefeito. Manoel Bertoncini e Olavio Falchetti chegaram ao comando do Executivo municipal depois de não se eleger, mas de ter ótimo desempenho na cidade. Joares Ponticelli provavelmente não teria o sucesso eleitoral que teve ano passado sem seus mandatos de deputado. Todas essas disputas que tiveram reflexo nas eleições municipais seguintes foram a deputado estadual, mas o cenário de federal é bem menos competitivo e pode ser mais atraente para quem está pensando em 2020.

Comenda

A prefeitura de Tubarão entregou na quarta-feira a comenda Willy Zumblick aos três homenageados definidos em parceria entre o Executivo e o Legislativo: o governador Raimundo Colombo, a assistente social e ex-vereadora Lucia Flávia e o médico pediatra Araray Cardoso Bittencourt. A entrega ocorre a cada quatro anos e esta foi a segunda vez. Em 2013, os agraciados foram o empresário Genésio Antônio Mendes, o médico e ex-prefeito Irmoto Feuerschuette e o médico e escritor José Warmuth Teixeira.

Plano B

A pré-candidatura a deputado federal do professor José Antônio Matiolla, diretor do Colégio Dehon, pelo PP de Tubarão tem uma clara condicionante: só se tornará realidade se Jorge Boeira for indicado à majoritária. Se concorrer novamente à Câmara dos Deputados, será o candidato do diretório municipal do partido.

Edi candidato

Candidato a prefeito em 2016, Edi da Farmácia pretende concorrer a deputado estadual no ano que vem pelo PSC. Sua candidatura faz parte do plano partidário de ter nomes em todos os cantos do Estado para somar na legenda e levar Jair Miotto à Assembleia Legislativa. Miotto é tido como o sucessor de Narcizo Parisotto, que está se aposentado aos 72 anos, depois de cinco mandatos.

Homenagem

O curso de Odontologia da Unisul foi homenageado pela Assembleia Legislativa na quarta-feira, durante a Sessão Especial, proposta pelo deputado Zé Milton (PP), alusiva ao Dia do Cirurgião Dentista e aos 50 anos do Conselho Regional de Odontologia.

DO LEITOR
Guilherme Mendes Nunes:

O trágico ocorrido em Goiânia poderia acontecer em qualquer parte do país. Aliás, acontece, pois não é novidade para ninguém que o Brasil tem uma taxa de homicídios altíssima e os índices são maiores em Estados com menos armas legalizadas. Dados da Polícia Federal e do próprio Ministério da Justiça mostram isso: “a relação entre o número de armas legais e o número de assassinatos nos Estados não é diretamente proporcional. Juntos, Acre, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Mato Grosso respondem por 33% das armas registradas na Polícia Federal. No entanto, os cinco Estados mais armados do país têm apenas 9% dos homicídios do país”. Dados segundo o Mapa da Violência 2011. Os dados referem-se ao ano de 2008, o mais recente com as informações de mortalidade disponíveis. Portanto devemos sim desarmar os bandidos e garantir o direito à legítima defesa ao cidadão de bem pagador de impostos e que hoje vive acuado por conta de uma justiça omissa e um poder público torpe!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem por WhatsApp
Enviar