Capivari recebe palestra sobre longevidade

Capivari de Baixo recebe nesta sexta-feira (13) uma palestra sobre longevidade. O autor é Acioli Cancellier de Olivo, sobretudo cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A atividade inicia às 19h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Indústria de Energia Elétrica do Sul de Santa Catarina (Sintresc). O evento é uma cortesia. Portanto, a entrada é gratuita.

A palestra é intitulada “Longevidade: estamos vivendo mais, precisamos viver melhor!”, tema que o cientista tem se dedicado a estudar, principalmente após sua aposentadoria do Inpe.

A divulgação do evento cita alguns dos assuntos que serão abordados: tecnologias atuais e futuras, saúde, previdência, hábitos que levem à reflexão sobre como desfrutar o bônus da longevidade.

Acioli é irmão Luís Carlos Cancellier de Olivo, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) que morreu em 2018. Ele havia sido afastado da universidade por uma série de acusações feitas pelo Ministério Público. Até hoje nada foi comprovado contra o reitor.

Desde então, Acioli tem feito uma campanha por justiça.

Capivari recebe palestra sobre tema atual

Capivari recebe a palestra sobre longevidade porque o tema é muito atual. O envelhecimento populacional é uma realidade e terá que ser encarado com atenção pelos governantes em pouco tempo.

Segundo levantamento do governo federal, serão necessários R$ 50 bilhões até 2027 para lidar com o fato. Os gastos com Educação, consequentemente, tendem a diminuir porque a população idosa aumentará significativamente e o número de habitantes em idade escolar será proporcionalmente muito menor.

A destinação de gastos adequados, no entanto, está comprometida pela Lei do teto de Gastos, aprovada no governo Temer. Esse texto limita o investimento público em áreas sociais e cria uma barreira para que o orçamento público se adapte a essa nova realidade.

A Reforma da Previdência do governo Bolsonaro também criará problemas graves nesse cenário, pois dificultará a aposentadoria de muitas pessoas.

 

Mande sua mensagem por WhatsApp
Enviar