Agressão de guardas a idoso é gravíssima

A agressão de um grupo de quatro guardas municipais de Tubarão a um idoso é gravíssima. O vídeo foi publicado no site Extra.SC e mostra uma ação covarde. Nela, o empresário Evaldo Marcos, de autodeclarados 70 anos, tem seu rosto violentamente empurrado contra a grade do estacionamento do supermercado Althoff, no Centro.

Vale ressaltar que a agressão foi realizada do lado de fora do estabelecimento comercial. Embora a filmagem tenha sido realizada dentro do estacionamento.

Um dos guardas chega a surpreendentemente dar uma ridícula voz de prisão ao empresário.

Dar voz de prisão é direito de qualquer cidadão, em suma.

Ainda assim, dar voz de prisão em situações de abuso de autoridade é crime e já rendeu condenações a policiais.

Não é preciso nem dizer que esse não é, com efeito, o papel dos guardas municipais.

Cumpre lembrar o que diz o art. 2º da Lei Complementar 10/2005, que “cria a Guarda Municipal de Tubarão e dá outras providências”:

Art. 2º A Guarda Municipal, órgão de serviço essencial da Prefeitura, corporação uniformizada, armada e devidamente aparelhada, destinada a proteger o patrimônio, os bens, os serviços e as instalações públicas municipais, meio ambiente e fiscalizar o uso de vias urbanas e estradas municipais em conformidade com a legislação vigente, exercendo suas atividades em toda a extensão do território do município, cumprindo as leis e assegurando o exercício de poderes constituídos no âmbito de suas competências. (Redação dada pela Lei Complementar nº 27/2010)

Primeiramente, Evaldo resistia à abordagem absurda. Porém, isso jamais justificaria uma agressão coletiva a um idoso.

O governo municipal, que tanto tem atendido os pleitos da categoria, precisa primeiramente agir com urgência. Posteriormente, punir responsáveis.

A agressão de guardas municipais de Tubarão a um idoso é gravíssima. E merece uma ação exemplar por parte da prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mande sua mensagem por WhatsApp
Enviar